Site Autárquico Silves

Com o apoio da Câmara Municipal de Silves - 2º EDIÇÃO DE “POR ATALHOS DO REMEXIDO” COMEÇA A 23 DE ABRIL

Com o apoio da Câmara Municipal de Silves 2º EDIÇÃO DE “POR ATALHOS DO REMEXIDO” COMEÇA A 23 DE ABRIL

Ações apoiadas

21 de abril de 2017

Uma encenação teatral dinamizada pelo Grupo de Teatro de S. Marcos da Serra no Largo da Igreja Matriz de SB Messines dará, pelas 9h00 do dia 23 de abril, o pontapé de asida para à segunda edição da atividade “Por Atalhos do Remexido”. Esta iniciativa tem um conjunto vasto de ações previstas para vários outros momentos, que terminarão no dia 1 de maio. A organização está a cargo da Associação Cultural “Trilhos do Remexido” e a Câmara Municipal de Silves dá o seu apoio.

Ainda no dia 23, pelas 10h00, haverá uma visita guiada ao Museu do Traje e pelas 11h30, um encontro com os participantes do Circuito Temático 4X4*, que decorrerá, também, nesse espaço museológico. Este circuito iniciar-se-á às 12h00, sendo um percurso de dificuldade baixa, que levará os participantes até Santa-Clara-A-Velha e terminará, pelas 15h00, em S. Marcos da Serra, no Largo da Igreja. Os participantes deverão fazer a sua inscrição nas Juntas de Freguesia de SB Messines e S. Marcos da Serra (custo da inscrição 10,00€ adulto e 5,00€ criança até 12 anos).

No dia 29 de abril haverá novo conjunto de atividades no Largo da Igreja de S. Marcos da Serra: um mercado à moda antiga, entre as 9h00 e as 24h00; um ciclo de debates moderados por Sérgio Brito e Aurélio Marco às 11h00; o espetáculo de Marionetas “Dois Contos De Reis”, por Delphim M., às 13h00; uma recriação histórica e cortejo, dinamizados pelo Grupo de Teatro de S. Marcos, entre as 15h00 e as 19h00. O fim do dia trará um espetáculo de cante alentejano com o grupo Quatro Cantos, que tem início marcado para as 19h00, seguindo-se uma ceia, pelas 20h00 e um espetáculo de fogo e malabares pelas 22h00, terminando os festejos às 24h00.

No dia seguinte, 30 de abril voltam a estar abertos o mercado à moda antiga, repete-se o espetáculo de marionetas, desta feita com a história “Dois Contos de Reis” e a recriação histórica, nos mesmos horários. Pelas 19h00 atuarão os Trovadores do Redondo e a noite volta a ter uma ceia (20h00), um espetáculo de fogo e malabares (22h00) e encerramento às 24h00.

Neste dias haverá lugar a dois concursos: um concurso do melhor traje (os participantes deverão inscrever-se no Café Central, em S. Marcos da Serra e integrarão o desfile histórico) e o de melhor pregão de vendedor.

Dois percursos pedestres (que culminarão na Barragem da Sapeira) são o destaque para o dia 1 de maio. Ali, entre as 11h00 e as 13h00, haverá nova recriação histórica, bem como várias outras atividades: Jogo do Pau, slide e o tradicional convívio familiar próprio da data. Os participantes também deverão efetuar a sua inscrição nas Justas de Freguesia de SB Messines e S. Marcos da Serra.

SOBRE O REMEXIDO:
Natural de Estômbar e nascido a 19 de Outubro de 1797, o José Joaquim de Souza Reis foi um guerrilheiro que ficou célebre devido ao seu casamento (em S. B. de Messines), momento que o fez “remexer” e dar um novo sentido à sua história.
Era um homem de posses, capitão de ordenanças, além de exercer a função de recebedor do concelho. Servindo D. Miguel, e lado a lado com o brigadeiro Cabreira, derrotou o famoso Sá da Bandeira na batalha de Sant’ Ana. Revoltado contra a crueldade aplicada pelos Liberais à sua família, o Remexido vingou-se como podia e jamais se entregou, mantendo a sua ação de guerrilha ainda durante vários anos.
Quando o primeiro duque da Terceira invadiu o Algarve, no decurso da Guerra Civil portuguesa, o Remexido escondeu-se na serra algarvia, onde, recorrendo a uma tática de guerrilha e apoiado por serranos, venceu sistematicamente as tropas governamentais.
Foi capturado junto de S. Marcos da Serra, após um longo período de fugas e crimes, levado a Conselho de Guerra (por sinal, pouco simpatizante da "causa miguelista") e fuzilado em Faro. Mesmo tendo-lhe a rainha D. Maria II concedido o perdão, tal ordem não foi cumprida por interesses políticos e pessoais.

Documentos para Download